segunda-feira, 5 de março de 2012

Salmo 10 - A Enganosa prosperidade dos ímpios

     Este Salmo reflete a situação singular de uma sociedade onde o mal parece imperar: o descaso para com Deus, o desprezo para com a lei, a difamação, exploração, perseguição e destruição são moedas correntes. Temos aqui uma descrição  sumária da anatomia do coração e da mente humana sem Deus e algumas de suas implicações.
     Neste salmo nos deparamos com a perspectiva de um homem fiel, temente a Deus, mas, que se angustiava com a aparente prosperidade do ímpio e os seus atos de extrema maldade.
     A situação tem dois aspectos confluentes que intensificavam a sua dor: À sua vista, o ímpio não enfrentava problemas; tudo lhe corria bem. Para agravar a situação, até Deus, de quem se espera uma atitude justa, parecia distante no momento em que o salmista mais sentia necessidade de Sua presença provedora. Isto é expresso no primeiro verso:
     Por que, SENHOR, te conservas longe? E te escondes nas horas de tribulação?” (Sl 10.1). Para ler todo o texto clique aqui.




2 comentários:

  1. A exposição deste Salmo pelo Rev. Hermisten, como de praxe, é extremamente profunda e edificante! Ontem mesmo, ouvi a pregação deste Salmo pelo Rev. na reunião da Igreja e agora, tendo a oportunidade de ler, oro a Deus para que estas verdades ganhem mais meu coração, a fim de crer mais neste Deus soberano e que, ao Seu próprio tempo, age e faz Sua própria justiça.
    Que nosso Senhor continue abençoando e sustentando o ministério do Rev. Hermisten que tem nos edificado com seus livros, artigos e pregações!
    Fraternalmente

    ResponderExcluir
  2. Rev. Herminsten, meu mestre,boa tarde. Tudo bem com o senhor? Seria possível me enviar uma cópia do texto "o jovem cristão e a filosofia"? (1986!!). Quero escrever um artigo sobre o filósofo cristão e esse texto vai me ajudar bastante.
    Grato e um forte abraço.
    josivaldofpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir